top of page

Obras são o que nos remete diretamente a outras coisas ou pessoas, tanto em seus aspectos positivos ou negativos. Obra é um projeto em que executamos o melhor de uma proposta, onde em nossa totalidade de execução, seja ela para produção ou seja para uma pessoa, colocamos uma intenção, de satisfação interpessoal, informações que edificam, no sentido duplo dessa palavra. Obra falada por Cristo, é Obra: E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem. Apocalipse 14:13, essas Obras são, caridade, santificação, humildade, prestação de serviço ao próximo, entre tantas outras, formas de obediência, garantindo um povo, especial, zeloso e de Boas Obras, como podemos ler em Tito 2:14. Uma Obra bem feita e alicerçada seja ela para produção ou pessoal, tem por finalidade, formar obreiro, o que corresponde a obreiro espiritual, é aquele que serve ao Reino de Deus, também tem aquele que é obreiro considerado operário, trabalhador na construção civil, o que vemos de incomum entre esses dois, é que o resultado de suas ações é que vai determinar seu grau de sua aplicação tanto ao projeto, quanto a execução, ambos tem que atender as expectativas de seus Mestres. Uma Obra elaborada, tem a sua intenção, e é o conjunto dessas ações que determinará o Bom Obreiro. 

ARTIGOS

Interessante notar que todos os indivíduos passam por sofrimento. Uns mais outros menos, sem exceção, experimentam a dor (física ou emocional), o cansaço, a doença e a morte. Envolvidos pela carne, não há como escapar da realidade dela: desgaste, envelhecimento, deterioração. Sofrimentos há que ajudam a crescer, influenciam no aprendizado, moldam o caráter. Inúmeras vezes somos perseguidos, injuriados, maltratados... Clamamos por justiça e consideramos que o mal nos assola, espreitando nossos passos, impondo a dor da humilhação ou a vergonha. Mas, quem nos assegura que é o mal que nos oprime e não o bem?

No versículo 12 do primeiro capítulo do livro de Jó, o Senhor diz a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está em suas mãos; apenas não toque nele.” Ora, Deus permitiu que Jó fosse afligido a fim de provar a sua fidelidade. Em muitos momentos é Ele quem nos prova e não o diabo que nos tenta. Em Gênesis, capítulo 22, versículo 2, o Senhor diz a Abraão: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei.” Conhece maior provação? E, embora possa parecer um mal em si, acabou sendo fonte de benção, pois confirmou a fé de Abraão.

No capítulo 1 da primeira carta de Pedro, versículos 6 e 7 está escrito: “... por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.” A fé verdadeira é confirmada pelas provações que sofremos. Encontramos descanso e força ao perceber que essa fé é real. Através das provas, avaliamos em que grau de amadurecimento espiritual estamos, e nos aproximamos mais de Deus, tendo a oportunidade de conhecê-lo melhor.

As provações impostas pelo Senhor podem acontecer de várias formas, fazendo-nos supor tratar-se de tentações do maligno. Ele pode nos provar através de tarefas que estão acima de nossas condições de realizá-las, a fim de que lhe tenhamos maior dependência e confiemos em sua ação sobrenatural. Também pode permitir que tenhamos acesso a falsos profetas ou ensinos inverídicos, a fim de avaliar nossas reações e conduta. É bom lembrarmos que nossa fé deve estar alicerçada nas promessas de Deus para que tenhamos segurança em lhe obedecer, cientes de que nossa provação pode estar servindo para glorificá-lo. Assim, as provas, ao invés de armadilhas do diabo, podem ser o meio empregado pelo Senhor para nos ensinar e, portanto, de grande proveito espiritual.

Sugestões mentais talvez nos surpreendam a qualquer momento e nos deixem confusos. Para distinguir a provação da tentação necessário se faz avaliar essas sugestões à luz do texto bíblico. O Senhor é justo e fiel. Não prova alguém em desacordo com a sua Palavra. No entanto, muitos seguem propósitos particulares; creditando-os à vontade divina. Inúmeros crimes são cometidos nessas circunstâncias. Nem sempre é fácil discernir entre o que é tentação e o que é provação.

Finalizando este texto, cabe esclarecer que não há como nos livrar da prova, visto que é o próprio Deus quem lha manda; mas há sempre um escape para a tentação, conforme a primeira epístola de Paulo aos Coríntios, em seu capítulo 10, versículo 13: “Não veio sobre vós tentação, que não fosse comum aos homens; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. 

Missionária Maria Regina Canhos (mariaregina.canhos@gmail.com)

SOFRIMENTO: PROVA DE DEUS OU ARMADILHA DO DIABO?

             OBRAS

 

As atividades que alteram uma Obra, também são importantes tanto material quanto espiritual, ambas podem mexer nas estruturas:Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Salmos 103:14, como estou deixando claro, é muito mais fácil mexer na estrutura de algo inanimado, Mudar, transformar, retirar de algo ou de si as imperfeições de uma má Obra, gera complicações de cunho, onde precisamos manter, a marca o selo, mas desfazer toda a construção, por vezes é perder a chance de ser reconhecido novamente como uma Boa Obra:E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o selo de Deus. Apocalipse 9:4. Bem para manter a nossa construção, tanto na parte material das Boas Obras, quanto espiritual é necessário, primeiro um bom projeto, como falei uma Obra é um conjunto, que possamos faze la sem ter que desmancha-la no meio da construção, temos que iniciar tendo absoluta certeza que seremos capazes de termina-la:Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Lucas 14:28.

 

 

Pr. Missionário Alas Santos - projeto1restaurandovidas@gmail.com

bottom of page